quarta-feira, 7 de maio de 2008

Discutindo as crises

Queremos agradecer a todos que por aqui passaram ao longo desta semana, por favor, continuem acompanhando nossas atualizações.

Tendo em vista que o assunto mais comentado da semana e também do nosso endereço eletrônico foi o caso Ronaldinho, queremos expressar nossa opinião sobre o bafafá do fenômeno. Nós como aspirantes a Relações Públicas avaliamos como ponto negativo desta história toda, o fato de o jogador não ter tido um bom acompanhamento de um profissional da comunicação que o assessorasse. Se isso tivesse acontecido, as declarações feitas por Ronaldo teriam um caráter muito mais estratégico e amenizaria a situação. Convenhamos que as declarações feitas ao Fantástico não foram nada amenizadoras, ao contrário, fizeram o público criticar ainda mais atitude do jogador.

Mudando de assunto, gostaríamos de apresentar a vocês o tema do nosso trabalho de conclusão de curso que é: Conhecer o papel e a contribuição das Relações Públicas nos processos de gerenciamento de crise, avaliando sua evolução desde a década de 80 até nos dias de hoje, no setor aéreo brasileiro. Nossa intenção é discorrer e pesquisar sobre o assunto, analisando o que mudou e se mudou e como a resolução de problemas de grandes riscos tiveram ajuda das ferramentas abordadas nos estudos de relações públicas. Para isso vamos fazer um estudo com base nos casos das empresas aéreas que passaram por crises durante as décadas de 80 e 90, mais especificamente, o acidente da Vasp em 1982, o da Tam em 1996, Gol em 2006 e novamente o da Tam em 2007.

Por favor, dê a sua opinião para gente, queremos aproveitar e compartilhar as opiniões de todos e aproveitá-las em nosso trabalho.

Ps: Por falar em aviões, aproveitem para dar uma olhada nas promoções da TAM e da GOL. Vale a pena conferir!
http://www.tam.com.br/
http://www.voegol.com.br/

9 comentários:

Anônimo disse...

muito que bem o glog de vcs! parabéns! crise é sempre complicado.

mostre-nos caminhos para supera-las...
vcs estão no caminho.

Ps. pq o nosso blog é o único não lincado no de vcs???

para não terem mais desculpas:
http://comunicacaodirigida.wordpress.com/

Anônimo disse...

Não sabia que teve algum acidente em 82. Legal saber disso. Só lembrava dos outros que vcs irão analisar no trabalho.
Boa sorte! Mesmo não sendo dessa área de comunicação gostei do blog. Discute assuntos de interesse geral.

Anônimo disse...

A análise sobre os acidentes áereos é muito interessante.
Pensemos: em 1996 lembro-me que a TAM ficou bastante abalada com o acidente, tendo sido prejudicada sua imagem. Já no acidente de 2007 não vejo essa perda de credibilidade na empresa. Isso deve ser pelo bom gerenciamento de crise e profissionais competentes e com habilidades específicas para enfrentar momentos como esse.

Anônimo disse...

Acredito que o TCC de vocês vai trazer algo novo e atual e muito intessante a nós, profissionais da comunicação.
Beijos

Anônimo disse...

Sem dúvidas nessa reflexão sobre a confiança da empresa área é observável o reerguimento da empresa TAM após este último acidente área comparado com o mais antigo.
Creio também que o gerenciamento de crises tenha melhorado ao longo dos anos para que esse resultado fosse obtido.
Torço pelo sucesso do TCC de vocês. Muito bom esse tema.
Abraços a todos

Anônimo disse...

É isso aí.
É a imagem desandando sem a ajuda de um profissional de Relações Públicas.
Parabéns pela discussão e não esqueça Fer, Te Amo!

Anônimo disse...

Voltando ao assunto da postagem anterior sobre a imagem dos pais no caso Isabella, gostaria de falar que ontem, no programa da Luciana Gimenez o avô da menina Antônio Nardoni deu uma entrevista em que na minha opinião a imagem do pai e da madrasta ficou mais clara e causou algumas dúvidas sobre a culpa dos dois. Imaginem só, se tivessem profissionais cuidando dessa imagem? Hoje a opinião pública não estaria com tanta raiva dos acusados.

Anônimo disse...

Meninas, gostei do tema do TCC. Super atual e diferente. Vão fazer sucesso com ele.
Bjoss

Anônimo disse...

Uma crise que Londrina está passando é a respeito do cartão Zona Azul, que não permite mais a permanência gratuita do carro estacionado por 15 min.O interessante deste blog é que ele nos incentiva a perceber as crises que estamos inseridos.