quarta-feira, 28 de maio de 2008

Para entender as crises

Esta semana vamos falar um pouquinho sobre alguns conceitos importantes para o gerenciamento de crises, aspecto explorado em nosso trabalho de conclusão de curso.

A Crise empresarial é definida como uma situação inesperada que foge ao controle dos administradores e cujo desdobramento vai prejudicar a atuação normal da empresa. De modo geral, as crises normalmente estão ligadas a produtos e serviços com problemas, conflitos com empregados, escândalos envolvendo altos executivos, processos legais de várias naturezas, atos de terrorismo contra a organização, catástrofes, panes sistêmicas e falhas humanas.

O fator que mais dificulta e abala a situação para os executivos quando uma crise se instala é que ela é um elemento surpresa, que pode levar à perda de controle. Por isso a importância de se elaborar um Plano de Crises.

Existe um roteiro básico que todo plano de crises deve contemplar, heis os ítens:


  • Ter uma equipe de comunicação de crises;

  • Elaborar (se ainda não existir) um plano de comunicação interna;

  • Criar uma estratégia de mídia;

  • Uma lista de potenciais fraquezas e de planos para lidar com elas;

  • Informações atualizadas sobre a empresa e seus programas.
Esta semana nós queremos saber a opinião de vocês sobre estes ítens. Vocês acham que este roteiro é um bom roteiro ou não?


-------------------------------------------------------------------------

Roteiro de eventos:

Nos dias 29, 30 e 31 acontece na cidade de Guarapuava - PR o Intercom Sul. O RP Crises enviou para lá uma porta-voz para trazer todas as novidades: Fernanda Modesto Pereira, além de participar do Intercom vai apresentar um trabalho sobre um projeto de pesquisa desenvolvido para uma paróquia de Londrina.

Mais informações: www.unicentro.br/intercomsul2008




11 comentários:

Anônimo disse...

Na minha opinião esse esquema reflete a importância de se conhecer o ambiente interno e formar pessoas capacitadas para se encarar uma crise.

Anônimo disse...

Acho que esse roteiro ajuda bastante mas cada crise é uma crise né...não devemos nos apegar somente em "modelos ptontos".

Bjs, parabéns pelo blog meninas

Unknown disse...

Olá!
Eu já trabalhei numa empresa que possuía gerenciamento de crises...
Era bem legal pq todo mÊs tinha reuinão pra discutir as possíveis crises da empresa....
Bjs, boa sorte!

LOVE THAILA AYALA disse...

Olá!!
acredito que para se ter um bom planejamento de crises a empresa deva estar sempre atualizada e ter uma visão moderna né...
bjs

Unknown disse...

Não trabalho numa empresa, mas tive uma experiência recente que cabe colocar aqui. De repende, tudo dava errado no ambiente de trabalho, até mesmo conflitos inter-pessoais, até que Nossa chefe percebeu a CRISE, e com uma reunião de pouco mais de uma hora, resolvemos grande parte dos problemas, começamos a produzir resultados novamente. Ou seja, quero ressaltar a importancia da percepção da Crise e discussão para solução dela.

Anônimo disse...

Analisando os itens sobre o gerenciamneto de crise dá pra perceber que são essenciais mesmo numa crise todos esses pontos. Legal.

Anônimo disse...

Realmente a crise não avisa quando vai chegar! E as empresas precisam se conscientizar desse fator surpresa.
Elaborar um plano preventivo de crise, é fundamental para o bom desempenho da organização nessa situação!

Beijos

Adorei o tema

Anônimo disse...

Sempre defendi que o planejamento de crises é o ponto forte principal da empresa!
Acredito que a empresa que não investir nisso está fadada ao fracasso.

Até!

Anônimo disse...

Não sabia da importância do gerenciamento de crise até conhecer o blog de vocês. Faço 1° ano de jornalismo na UEL e acho importante blogs como este que nos orientam e ajudam a esclarecer assuntos que já abordamos ou que vamos ainda estudar ao longo do curso. Está sendo um grande aprendizado visitar páginas como esta. Parabéns as autoras.

Anônimo disse...

Se crise avisasse antes de chegar não se chamava crise, portanto, um gerenciamento de crise se torna essencial para uma empresa séria que almeja alcançar mais resultados positivos. Essa sequência de medidas a serem tomadas fica bem interessante no controle de uma situação de risco. Estou gostando do blog. Bem interessante.

Anônimo disse...

Imagina você um poderoso executivo de uma empresa que sem mais nem menos encontra uma crise? Deve ser um desespero só. Por essa razão o velho ditado aqui vale: prevenir é melhor que remediar. Vamos organizações! Vamos elaborar planos de gerenciamento de crises para evitar qualquer desespero além do necessário.
Obrigada pelo espaço. Nay