quarta-feira, 21 de maio de 2008

Bom dia, em que posso ajudar?

Todo mundo já foi, algum dia na vida, atendido por um operador de telemarketing, como gostam de ser chamados os colaboradores de call centers. Este mercado, cada vez mais presente nas empresas, passa por um momento difícil, dizem os pesquisadores, devido ao fato de terem crescido muito rápido e se profissionalizado, mas agora encontra um perfil de contratantes que exige preço baixo, tornando as expectativas futuras complicadas.

Cerca de 35% das atividades de call center do país são hoje terceirizadas. Os maiores contratantes são as empresas de telecomunicações e as instituições financeiras. Além disto, é um enfoque ofertado por consultorias gerenciais, deixando para as operadoras de call-centers somente a operacionalização.

Repleto de gerundismos, os atendimentos feitos via telefone, geralmente são muito automáticos se levarmos em conta os critérios obrigatórios de relacionamento, como por exemplo, "por favor, confirme seus dados", "há algo mais em que eu possa ajudar", "Senhor, meu sistema está inoperante, por favor ligue mais tarde", o que acaba fazendo com que a personalização do atendimento também fique comprometida. Os consumidores de hoje exigem atendimento personalizado!

Quem nunca desligou o telefone descontente quando atendido por operadores eletrônicos?

Os estudiosos advertem: "o desafio do setor é encontrar especialização em nichos e reinventar sua operação".

Vamos estar discutindo este tema durante esta semana. O Resolva sua Crise agradece a atenção, tenha um bom dia!

12 comentários:

Anônimo disse...

Nossa...o tema "crise" envolve muito assunto hein...bem abrangente...
sucesso meninas!
beijos

Unknown disse...

Parabéns pelo blog meninas, o tema é super interessante. Que tal colocar citações e opiniões de autores renomados da área sobre o tema?
Beijos e sucesso!

Anônimo disse...

É!!!Realmente esse tipo de atendimento ficou robótico e inevitavelmente chato e até irritante. Tenho pena de quem trabalha com isso, pois alem de terem um formato, contam tbem com o fator insistência, obrigando quem é legal, ser um chato.SE la vi.
Bjs meninas

Anônimo disse...

Adorei este post! Essa brincadeira que vocês fizeram no final com a atendimento de call center e a conclusão do texto. Vocês estão de parabéns.

Anônimo disse...

Como podiamos imaginar que um trabalho cotidiano e que envolve tantas pessoas poderia passar por uma crise dessas. Só entrando no blog de vocês para encontrar informações tão ricas qunato as que vocês apontam por aqui.
Eu acho que se realmente começar faltar mão de obra barata, como é ofertada hoje para esse trabalho o setor vai ter que arranjar outras formas de substituição a esse trabalho.

Anônimo disse...

Olá meninas!
Encontrei o site de vocês em uma comunidade de RP no orkut. AChei bem legal o tema do tcc de vocês.
Será que após a conclusão do trabalho vocês poderiam me enviar uma cópia?? gosto mto desse tema e ainda nao vi nenhum trabalho parecido...
Obrigada

Carla

Anônimo disse...

Olha que legal. Tema atual e post mais ainda. A propaganda da nova Skin que foi lançada essa semana traduz bem a dificuldade de comunicação ao telefone com as empresas de call center. Na propaganda ele tenta falar a origem do destino que ele quer ir viajar e a gravação não consegue captar a mensagem.
Beijão a todos!

Nayara

Anônimo disse...

Olá!!
Gostaria de entrar em contato com o grupo pois estou fazendo um tcc mais ou menos parecido...
aí a gnte troca figurinhas!
bjks

Relacionamento é tudo! disse...

Meninas adorei o VAMOS ESTAR DISCUTINDO hehehe!

Tb votei em várias alternativas rsrs

Entrem no nosso e votem tb.. deixem a opiniao de vcs!!

bjs

Rapha

Unknown disse...

Acho que as empresas que contratam serviços de call center esquecem da importancia de seu público.
Talvez este seja a principal ameça e a principal solução para os negócios da organizaçao.

Boa sorte
Bjs

Anônimo disse...

Gostaria de ver um post sobre a crise da responsabilidade social nas empresas...
Bjs

Andréia disse...

nossa, realmente, o Callcenter que deveria ser uma ferramenta importantíssima de relacionamento e comunicação está se transformando em um multiplicador de opiniões negativas contra as empresas e suas marcas... acho que deveria-se dar um olhar mais profissional e estratégico ao callcenter, caso contrário melhor não tê-lo.
Mais uma vez desejo sucesso ao blog e parabéns!!