Apesar de aparentemente destrutivo e ruim para a empresa, a crise pode ser necessária para a sobrevivência dela.
Confira o texto sobre o assunto do blog Profissão Atitude(www.profissaoatitude.blogspot.com), escrito por Abraham Shapiro.
Definitivamente é preciso que se saiba: não há vida sem crise. O dicionário define crise como “estado de súbito desequilíbrio, incerteza, vacilação ou declínio”.
Todo ser humano tem em si a tendência inicial de achar que a crise é uma perturbação dispensável e injusta. Muito poucos se permitem convencer de que ela é importante e necessária. Estes colhem os frutos verdadeiros e lucrativos.
Devemos ter em mente que há duas únicas alternativas que subsistem quando uma crise nos atinge: mudar a situação – o que nem sempre é possível – ou mudar o modo de pensar sobre ela - o que é perfeitamente possível e só depende de nós mesmos.
Em fases normais, quando tudo nos parece bem, colocamos para fora uma fração insignificante daquilo que verdadeiramente somos. Chegam as turbulências e salientam-se as reais qualidades humanas. E então, quanto melhor fundamentado estiver o indivíduo sobre princípios e valores, maior aprendizado e crescimento irá absorver. Este é o efeito edificante da crise.
É lamentável que as pessoas se perturbem e às vezes até se percam pensando equivocadamente que as crises são destrutivas ou um castigo. Há um provérbio que ensina: “Se somos lapidados ou moídos pelos problemas da vida depende apenas do material de que somos feitos!”
Tente imaginar a seguinte situação: você ouve o vozerio desesperado de um bebê chorando no interior de uma casa. Chega a pensar que a pobre criancinha está sendo maltratada. Ao aproximar-se, depara-se com a cena de um menino no colo da mãe. Ela tem na mão uma colher de remédio. O garoto detesta tomar algo amargo e ruim. Seu protesto é vigoroso. A mãe, por sua vez, só deseja a cura do filho e não se importa com seu desgosto momentâneo.
A julgar somente pelo que se ouve, dificilmente a realidade seria conhecida de fato. Examinando bem, a conclusão, agora, é totalmente diferente. O que antes parecia mal, tornou-se um bem tão logo conhecido por completo.
Toda crise tem exatamente este perfil. Superficialmente parece uma desgraça. Ao aprofundar-se em conhecê-la, descobre-se o bem que nela se escondia. Com isso, podemos afirmar: a crise existe para o bem.
As pessoas erram quando se auto-destroem, se depreciam ou se flagelam em meio às suas crises. Este é um momento que requer confiança. Se falta, a luta precisa concorrer pelo resgate dos mais altos índices de confiança e força. E então, ao invés do pior, começamos a conhecer os benefícios educativos da crise. À beira de um precipício, só há um modo de andar para frente: dando um passo atrás!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
12 comentários:
Adorei o texto do Abraham Shapiro. Nós mostra que mesmo numa crise(podemos levar para o lado pessoal) sempre há algo bom e podemos aprender muito com elas.
É...é bem isso mesmo..
crise é complicado!
se a dor é inevitável, enfrente e aprenda com ela, já dizia alguem...
o lance da crise é q mt gente senta e fica vendo ela passar, ou entram em desespero.
mas bem ou mal, o problema está lá e é preciso encara-lo de frente, e o curioso é q muitas vezes estas dificuldades sao a porta para se descobrir boas oportunidades
Pois é, já que não dá para evitar vamos encarar!
Igual aquele dito, há uma luz no fim do túnel. Da crise pode ser tirada coisas boas para a empresa.
Devemos sempre ver o lado positivo das coisas. Na maioria das vezes, aprendemos mais com crises ou em situações difíceis do que nas horas em que não temos com o que se preocupar.
Esse texto serve como motivador para todos. Ele pode ser levado para todos os lados: o pessoal, o empresarial.
Para minha vida, será de grande utilidade.
Como disse a Cris, esse texto é motivador. Podemos ficar mais fortes com uma situação inusitada.
Meninas o blog de vocês é muito bom! Até dica de como sair bem de uma crise(eu já levo para o lado pessoal..kkk)tem. Agora vou ver melhor e tirar mais coisas boas de tudo o que acontece de ruim comigo.
Meninas...
Encontrei algo sobre a mudança no gerenciamento de Crises nas decadas de 90 e 2000. Em qual e mail posso enviar o texto..
meu email é
lilianp@hotmail.com
bjs
Olá!!
Quando vocês vao me mandar o trabalho pra eu dar uma lida??
Ola visitei seu blog e gostei muito e gostaria de convidar para acessar o meu também e conferir a postagem: “Brasil: o “País do Momento", e do outro lado…” Estamos realizando, também, enquetes e gostaríamos de contar com o voto de vocês.
Sua visita será um grande prazer para nós.
Acesse: www.brasilempreende.blogspot.com
Atenciosamente,
Sebastião Santos.
Postar um comentário